Cresce o uso de Mediação no âmbito empresarial do país, indica pesquisa

De acordo com um estudo intitulado “Mediação em Números”, realizado pelas advogadas Vera Barros e Daniela Gabbay, o uso da mediação para resolver conflitos aumentou cinco vezes nos últimos 10 anos.

O estudo examinou casos das sete principais câmaras de arbitragem e mediação do país entre 2012 e o primeiro semestre de 2022, revelando um crescimento impressionante nessa área. Segundo os dados revelados, o valor total dos casos tratados por meio de mediação era inferior a R$ 240 milhões em 2012. No entanto, em 2020, essa soma ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão.

A pesquisa também constatou que a maioria das disputas nas câmaras de mediação estava relacionada a questões societárias no setor da construção civil e a contratos empresariais.

Por fim, a pesquisa também indica que a mediação está sendo adotada tanto como uma etapa anterior ao processo judicial, quanto após a propositura de ações nos tribunais. A utilização da mediação após o início do processo pode permitir que as partes avaliem melhor os riscos, as chances de sucesso e a qualidade das provas, tanto as suas próprias quanto as do outro lado, reduzindo assim possíveis riscos e sentenças desfavoráveis.