O advento de novas tecnologias vem transformando o setor industrial, com empresas cada vez mais na otimização e agilidade de processos. Nesse sentido, a tecnologia blockchain vem crescendo por sua transparência e segurança.
O setor industrial visa implementar a nova tecnologia como uma possível solução para o consumo de energia, sendo responsável por 40% no país segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Duas empresas japonesas, por exemplo, desenvolveram o uso da tecnologia blockchain P2P (ponto a ponto) para otimização de ordens de compra e venda de energia, com o mínimo cálculo possível. Dessa forma, a comercialização além de rápida visa a sustentabilidade, ambiental e financeira, viso que pode reduzir o consumo e possibilitar a venda do excedente como nova fonte de receita.
No Brasil, ainda, o âmbito regulatório do setor em tramitação na Câmara dos Deputados o PLS 232/2016, que traz nono marco para o setor elétrico. Dentre outras previsões, é prevista a possibilidade de escolha pelos consumidores de quem irão comprar energia. Nesse aspecto, projetos como sistemas P2P pode possibilitar às empresas, e à sociedade, ampliação da transparência e precisão para aumento da competitividade no setor.