INFORMATIVO QUINZENAL | TRANSPORTE E LOGÍSTICA #29

O Zanetti e Paes de Barros Advogados reuniu as principais notícias de Transporte e Logística, de forma simples e objetiva.

1) ANTT atualiza valores de piso mínimo de frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 20/2023 estabelece novos coeficientes de pisos mínimos de frete em decorrência de reajuste no preço do Diesel S10 ao consumidor de 10%. O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”.

Confira completa

2) Acordo que reduz salários de motoristas de grupo de risco de Covid-19 é validado

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho considerou válida cláusula da convenção coletiva de 2020/2022 do setor de transporte coletivo de Porto Alegre (RS) que previa redução dos salários de motoristas e cobradores do grupo de risco da covid-19. Ao rejeitar recurso do Ministério Público do Trabalho (MPT), o colegiado destacou que a medida foi pactuada num contexto excepcional e temporário, visando à manutenção do trabalho e da renda.

O acordo foi firmado entre o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos e Seletivos Urbanos de Passageiros da Cidade de Porto Alegre.

Saiba mais

3) Decisão afasta cobrança da estadia de contêineres devido à greve de caminhoneiros

A greve realizada por uma determinada categoria não é motivo para a exigência de pagamento de uma dívida. Com base nesse princípio, a 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão do juiz Joel Birello Mandelli, da 6ª Vara Cível de Santos, que considerou ilegal a cobrança da taxa de estadia de contêineres por parte da transportadora contratada por uma fabricante de produtos de aço.

Entenda o caso

4) Senado aprova PLC que exige avaliação psicológica para renovação de CNH

O Senado aprovou um projeto de lei que estende a obrigatoriedade da avaliação psicológica para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a todos os motoristas. O projeto, de autoria do senador Davi Alcolumbre (União-AP) e com parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES), agora segue para a Câmara dos Deputados.
O PLS 98/2015 propõe alterar o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para tornar a avaliação psicológica obrigatória em todas as renovações da CNH, em vez de ser realizada apenas na obtenção da primeira habilitação, como é feito atualmente. A exceção são os motoristas que utilizam seus veículos para atividades remuneradas, que já passam por essa avaliação em renovações anteriores.

Confira o PL na íntegra