Para se habilitar, as empresas devem atender a um novo padrão de conformidade, que inclui certificações como ABNT, NBR, ISO/IEC 25000, e ISO/IEC 27001. Além disso, será necessária a integração com o sistema da ANTT para garantir a antecipação do Vale-Pedágio pelos contratantes, conforme as diretrizes estabelecidas pela Superintendência de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT).
2) Levantamento indica crescimento de 13,9% no número de fretes no país
O volume de fretes rodoviários no Brasil cresceu 13,9% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, após um primeiro trimestre de crescimento modesto (0,5%). Segundo dados da Frete.com foram registrados mais de 4,8 milhões de fretes entre janeiro e junho.
Esse aumento foi impulsionado por diversos setores, com destaque para a construção civil, que cresceu 19,3%, o agronegócio com 13,7% e os produtos industrializados, que avançaram 7,2%.
No agronegócio, a soja foi protagonista, registrando alta de 52,9% e representando 28% dos fretes desse setor na plataforma. O milho também teve um crescimento relevante de 7,8%, enquanto os fretes de fertilizantes caíram 3,8% devido à queda nas importações.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início à Tomada de Subsídios nº 04/2024, nesta segunda-feira (26/08), com o objetivo de coletar informações e sugestões para a elaboração da Agenda Regulatória do biênio 2025/2026.
A Agenda Regulatória é um plano bienal que define os temas prioritários para a atuação da ANTT, ajudando a direcionar os projetos principais e contribuindo para o planejamento, transparência e previsibilidade das ações da Agência.
A consulta pública ficará aberta até o dia 10 de setembro de 2024, permitindo que a sociedade participe ativamente das discussões sobre futuros projetos regulatórios.
O projeto também permite que, ao atingir 70 pontos em 12 meses, o motorista possa realizar um curso de reciclagem preventivo. A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, antes de seguir para o Senado.