Recentemente, a Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou a Operação “Energos”, prendendo três pessoas pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento, estelionato e invasão de dispositivo informático com o objetivo de obter vantagem econômica.
De acordo com as investigações da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais praticados por Meios Cibernéticos, os hackers invadiram a recém-lançada plataforma digital de uma empresa que faz a distribuição de energia elétrica nos Estados do Pará e Maranhão, e tiveram acesso aos dados cadastrais dos usuários.
De posse de alta tecnologia, os criminosos alteravam o e-mail cadastrado para o recebimento da fatura mensal, colocando um endereço eletrônico falso, criado pelo grupo criminoso. O golpe foi avaliado em R$ 1.200.000,00.
Na primeira fase da operação, os agentes da Polícia Civil do Pará se deslocaram mais de 3.500 quilômetros, para efetuar buscas nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá, no litoral paulista. Após diligências e intensa investigação, o primeiro alvo da operação, foi localizado em uma escola, na cidade de Santos.