O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou o Projeto de Lei Complementar (PLC) que propõe alterações significativas no zoneamento da área do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, localizado no distrito de Barão Geraldo. O PLC foi encaminhada à Câmara de Vereadores para análise.
As mudanças propostas incluem a permissão para a construção de prédios com mais de cinco andares, previamente não autorizado. O projeto visa reduzir o limite máximo de andares de 12 para 4 em construções na zona de expansão, incentivando uma ocupação mista com moradias, comércios e serviços. Além disso, na zona de centralidade do PIDS, o limite seria de 7 andares. A ênfase é dada à ocupação com construções de fachadas ativas e usos mistos, priorizando a fruição do espaço público e a permeabilidade do solo.
Outras medidas propostas incluem prioridade para pedestres, ciclistas e transporte público, a criação do Parque Ambiental Anhumas ao longo do Ribeirão Anhumas e a limitação do tamanho de quadras para melhor transposição por pedestres, variando de acordo com a zona de ocupação do PIDS.
O contexto envolvendo o projeto já foi tema de diversas audiências públicas, destacando as preocupações dos moradores e a necessidade de equilibrar o desenvolvimento urbano com a qualidade de vida da comunidade.